Deep Learning na Prática

Empresas de ponta utilizam Deep Learning para melhorar seus resultados.

OPTMAX · 10 de Fevereiro de 2020

Deep Learning na Prática

Deep Learning (ou Aprendizado Profundo) é uma vertente de Machine Learning (Aprendizado de Máquina) que utiliza técnicas, algoritmos e métodos para classificar, clusterizar e até mesmo predizer dados para solucionar problemas do mundo real. Normalmente é referenciado como uma grande Rede Neural Artificial hierárquica, que otimiza e melhora a curva de aprendizado. Alguns exemplos de problemas que geralmente são atacados com esta técnica são:

Sistemas de Recomendação: em sites de varejo, recomendar produtos a clientes baseado no histórico de compras e no tracking de navegação do usuário.

Visão Computacional: ler placas de veículos que entram e saem do pátio de uma empresa ou, ainda, trafegam em uma rodovia (fiscalização).

Predição: prever riscos baseado no comportamento passado, ou ainda prever demandas baseado em histórico (macro e micro).

As técnicas de Deep Learning vem sendo cada vez mais aprimoradas e aperfeiçoadas no mundo acadêmico, onde cada dia mais artigos são publicados com métodos de aperfeiçoamento ou até mesmo incluindo novas abordagens de Deep Learning gerais, ou para aplicações específicas.

Porque utilizar Deep Learning?

Existem cada vez mais empresas (normalmente líderes de mercado ou competidores) investindo na aplicação de técnicas de Machine Learning e Deep Learning para tentar solucionar problemas reais. Isso ocorre em geral por três motivos.

O primeiro dos motivos é a dificuldade do ser humano analisar (através de gráficos, BI e relatórios) o grande volume de dados que é gerado atualmente por ERPs e sistemas específicos. Mesmo que seja possível analisar, muitas vezes não é possível identificar o que é relevante, em cenários macro e micro, sem um método bem definido e grande investimento de tempo. Outro motivo é o volume de análises que muitas vezes devem ser feitas em um curto espaço de tempo como, por exemplo, no Controle de Qualidade de produtos em uma fábrica.

Conclusão

Empresas de ponta têm procurado técnicas de Deep Learning para otimizar processos e a tomada de decisão. Tais empresas ganham uma vantagem competitiva, seja com um produto diferenciado ou então aumentando a sua eficiência: diminuindo custos e aumentado resultados. Dessa forma, investir nessa área se torna imprescindível para empresas que querem se sobressair no mercado.

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