OPTMAX
Partners
Buscar
Buscar

MySQL MONITOR

Ao longo de anos de serviços com o MySQL, a OPTMAX acumulou conhecimento e experiência, a partir dos quais foi desenvolvido o MySQL Monitor. Uma ferramenta moderna, prática e de fácil utilização.

Algumas características do MySQL Monitor

  • Alertas padrões e também configuráveis, que podem ser enviados para o seu e-mail assim que disparados.
  • Super Dashboard totalmente configurável.
  • Fácil instalação em 5 passos para Windows e Linux.
  • Saiba em poucos cliques se sua replicação está funcionando corretamente, ou receba um alerta quando falhar.
  • Sistema em constante evolução e suas sugestões de melhorias são levadas em consideração!

Para que tipo de empresa o sistema é indicado?

Ao contrário de outras aplicações, o Servidor MySQL não é do tipo "configure e esqueça!". Pensar que ele se comporta desta forma é um erro que muitas empresas cometem, de microempresas às multinacionais. Os bancos de dados em um Servidor MySQL estão em constante evolução tanto no que se refere ao volume de dados armazenados quanto ao número de conexões por segundo que o Servidor recebe.

Além disso, as Aplicações que o utilizam também evoluem, mudando o perfil de uso do banco de dados a cada geração. Sendo assim, as configurações do Servidor MySQL devem estar permanentemente de acordo com esses fatores de mudança, para garantir um bom desempenho com as limitações de Sistema Operacional e Hardware existentes.


O MySQL Monitor ajuda nesta difícil tarefa que é Administrar Servidores de Bancos de Dados MySQL que precisam obter o máximo de desempenho com os condicionamentos existentes. Com o uso do sistema é possível melhorar a segurança do servidor de banco de dados e também obter indicadores para aumentar o desempenho das aplicações que o utilizam. 

Arquitetura

Normalmente, o Servidor MySQL está em uma Rede Privada, protegida por Firewall, e não é possível obter acesso externo a este Servidor. Por isto, a comunicação passa pelo Agente Intermediário do MySQL Monitor que roda na Rede Privada e pode estar instalado em qualquer máquina desta Rede que consiga comunicar com o Servidor MySQL, inclusive na mesma máquina. Este Agente coleta e envia periodicamente informações ao Servidor do MySQL Monitor , que processa essas informações e fornece dados para análise através de uma interface Web. 

Pré-requisitos

Para a instalação do Agente de Monitoramento, a máquina selecionada, que pode ser a mesma máquina em que está instalado o Servidor MySQL a ser monitorado ou outra máquina na mesma rede com acesso ao servidor MySQL, deve preencher os requisitos mínimos abaixo:

  • Sistema operacional Windows (XP ou superior) ou Linux (CentOS 5.5+, OpenSUSE 11.0+, Ubuntu 10+, Fedora 16+, ou compatível);
  • Conexão com a internet;
  • Deve permitir comunicação com a máquina mysqlmonitor.optmax.com.br, porta 54021 (utilize o comando telnet para testar!); e,
  • Java 1.6 ou superior instalado.
QUER SABER MAIS? ENTRE EM CONTATO COM A OPTMAX.

OPTMAX